Perguntas frequentes

/Perguntas frequentes
Perguntas frequentes 2019-09-19T13:04:30+00:00

PERGUNTAS FREQUENTES

Veja abaixo se sua dúvida já está respondida. Caso você não encontre a resposta para a sua pergunta, entre em contato com a gente pelo formulário Fale conosco.
.

  1. Como são as feitas as inscrições na Jornada?
    Cada  equipe deve preencher o formulário de inscrição disponível nesse site (clique aqui para acessá-lo). Para a inscrição, é necessário que cada equipe tenha um Facilitador e forme um Comitê Mobilizador. Apenas o Facilitador e o Comitê Mobilizador precisam ser registrados na Jornada, junto com a inscrição da equipe. Os demais integrantes da equipe não precisam ser registrados.
    .
    .
  2. Quem pode integrar as equipes das escolas?
    Alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente e outras pessoas relacionadas à escola inscrita. Os alunos integrantes da equipe  devem estar cursando o Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) ou o Ensino Médio (incluindo instituições de formação técnica). Cada equipe pode ter um número ilimitado de participantes.
    .
    .
  3. Quantas equipes podem ser formadas numa mesma escola?
    Podem ser formadas até 2 equipes numa mesma escola, sendo 1 para Ensino Fundamental e 1 para Ensino Médio, sendo que essa última (do Ensino Médio) pode incluir alunos do Ensino Fundamental.
    .
    .
  4. Quem pode ser e o que faz uma Facilitadora ou Facilitador?
    Cada equipe deve ter uma Facilitadora ou Facilitador, que é o responsável pela coordenação da equipe. A Facilitadora ou Facilitador deve pertencer ao quadro funcional da escola: pode ser uma diretora ou diretor, uma professora ou professor, uma coordenadora ou coordenador, uma supervisora ou supervisor, uma orientadora ou orientador, ou uma funcionária ou funcionário. A Facilitadora ou o Facilitador, em conjunto com o Comitê Mobilizador, deverá mobilizar os demais participantes que irão compor a equipe da escola e organizar sua participação nas diferentes atividades.
    .
    .
  5. Quem pode fazer parte e o que faz o Comitê Mobilizador?
    Cada equipe deve ter um Comitê Mobilizador formado por, no mínimo, quatro alunas e alunos da instituição. O Comitê deverá mobilizar outras alunas e alunos e membros da instituição de ensino para se integrarem à equipe e, em companhia da Facilitadora ou do Facilitador, organizar a participação nas diferentes atividades. Ao longo da Jornada, poderão ser substituídos ou acrescentados membros ao Comitê Mobilizador, contanto que mantenha-se o mínimo de quatro participantes.
    .
    .
  6. Depois de inscrita, como a equipe participa da Jornada?
    A equipe deve cumprir os desafios lançados na Jornada, acessíveis na página http://www.cidadanianasescolas.org.br/desafios. Cada desafio possui regras específicas.
    .
    .
  7. Os desafios devem ser cumpridos em alguma sequência?
    Sim, os desafios devem ser realizados na ordem sequencial, do primeiro ao quarto desafio.
    .
    .
  8. A participação nos cursos é coletiva?
    Não, a participação em cada curso da Jornada é individual.
    .
    .
  9. Como faço para participar de um curso?
    Você deve acessar a página de lançamento do desafio e verificar se há um link para o curso preparatório correspondente. Em caso afirmativo, você deve acessar a página do curso e fazer a sua inscrição no mesmo. No momento da inscrição, você deve informar a equipe a qual pertence.
    .
    .
  10. Os cursos vão disponibilizar certificados de conclusão?
    Sim, serão disponibilizados certificados de conclusão os participantes que concluírem cada curso oferecido na Jornada.
    .
    .
  11. Como será a premiação?
    A equipe melhor avaliada no segmento Ensino Fundamental e a equipe melhor avaliada no segmento Ensino Médio receberão o Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2019. A premiação consiste no troféu Prêmio Betinho Atitude Cidadã, um certificado de participação na Jornada e o apoio para a realização de um evento de premiação e divulgação dos resultados para a comunidade escolar.
    .
    ..
  12. É obrigatória a realização de um evento para divulgação dos resultados de cada equipe?
    Não, entretanto a Coordenação da Jornada considera que todas as equipes deveriam se empenhar para realizá-lo. O evento será muito importante para compartilhar os resultados da Jornada com a comunidade escolar, valorizar a participação de todos e dar seqüência ao esforçoFeito pela equipe, mostrando que com método, organização e participação é possível fazer a diferença. A realização do evento, seu formato, planejamento e organização devem ser decididos em comum acordo da equipe com a direção da escola. No item 4.3 do Regulamento da Jornada é apresentada uma sugestão de evento, que deve ser uma construção coletiva envolvendo a comunidade escolar e outros parceiros..

    Veja as regras completas na sessão Regulamento.