Jornada Cidadania nas Escolas 2019 abre inscrições no próximo mês

/Jornada Cidadania nas Escolas 2019 abre inscrições no próximo mês
Jornada Cidadania nas Escolas 2019 abre inscrições no próximo mês 2019-05-06T20:00:25+00:00

Fique de olho

Jornada Cidadania nas Escolas 2019 abre inscrições no próximo mês

6 de maio de 2019

Apoie esta iniciativa. Divulgue e mobilize alunos e professores para participar da 2ª edição da Jornada Cidadania nas Escolas.

O lançamento da Jornada Cidadania nas Escolas edição 2019 já tem data marcada, início de junho, quando serão abertas as inscrições para os estudantes do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio de todo o país. Para contribuir com a Jornada, você pode convidar as escolas do seu local, sensibilizar pessoas e apoiar a mobilização de novos participantes.

A Jornada é uma tecnologia social que incentiva a realização de práticas que valorizem a reflexão, o debate, a organização e a ação, com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas; e propõe o planejamento e a implementação de ações coletivas em equipe, por meio de desafios.

Esta é a segunda edição da Jornada Cidadania nas Escolas. A primeira, realizada em 2018, recebeu inscrição de 58 equipes. Destas, 34 equipes – dos estados de Alagoas, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco e Rondônia – concluíram a Jornada e concorreram ao Prêmio Betinho.

As equipes promoveram iniciativas como feira para a adoção de animais; atividades esportivas; coleta, descarte adequado do lixo e reciclagem; educação sobre saúde sexual, combate às drogas e à violência; mobilidade urbana; oficinas profissionalizantes; palestras sobre temas como refugiados, respeito ao próximo e às diferenças; voluntariado.

Também realizaram ações relacionadas ao ambiente escolar, em busca de melhorias como: maior acesso ao livro e à leitura, arborização, criação ou revitalização de hortas escolares, cuidados como patrimônio escolar, entre outros.

Até logo,
Coordenação da Jornada Cidadania nas Escolas 2019