Desafio 5

/Desafio 5
Desafio 5 2018-09-19T18:34:03+00:00

DESAFIO 5 - Mobilização e Cidadania

Água Branca / AL
Escola Municipal de Educação Básica Santa Ana

Ver perfil da equipe

PONTOS POSITIVOS:

PONTOS POSITIVOS - Acesso a equipamentos (computador) e internet aos alunos que participaram do curso, certificado para os concluintes do curso, aprendemos sobre cidadania e fazer alguma coisa para melhorar nossa escola, trabalho em equipe, apoio da direção e coordenação nas atividades da escola, reuniões para discutir sobre a jornada, contato com email que não tinha, apoio de lideranças da equipe para fazer as atividades do curso e também do agente do COEP. PONTOS NEGATIVOS - Acesso a internet limitada, muitos dias sem aula, atrasando as atividades da jornada, falta de um local na escola para se reunir, dificuldade de alguns alunos para acessar e participar do curso, maior parte de alunos não tem acesso a equipamentos (celular e computador) e também a internet tendo que fazer as atividades na escola com equipamentos da escola, dificuldade de publicar no aplicativo que não tinha equipamento compatível.


PONTOS NEGATIVOS:

CONQUISTAS - Ter acesso ao poder público para reivindicar alguma coisa para melhorar nosso local, não sabíamos que podemos cobrar do poder público as coisas que é de nosso direito, e na execução do 3º desafio quando fomos ao fórum entregar o abaixo assinado, vimos o quanto é importante a nossa participação em fazer alguma coisa para melhorar nosso local. A equipe que foi entregar o abaixo assinado gostou da experiência de conhecer o fórum de Água Branca que não conhecia. Outra conquista foi o acesso a internet, na escola é proibido usar internet, e os alunos que participaram do curso tiveram esse acesso importante no tempo de hoje. DIFICULDADE - Foi a falta de equipamentos para os alunos realizarem as atividades, poucos alunos têm acesso à internet em casa, e até mesmo o celular. Tiveram que fazer na escola pelo computador disponibilizado pela coordenação da escola, que eram dois para toda equipe fazer, que se alternavam para fazer os cursos e publicar os cumprimentos da jornada.

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:

SUGESTÃO – A equipe utilizou algumas vezes o telecentro de Quixabeira, comunidade vizinha ao Maxi, comunidade em que se encontra a escola, e achou interessante a possibilidade de instalação de um na comunidade para facilitar as pesquisas e trabalhos de escola, porque no momento não temos acesso a internet e fizemos as atividades da jornada utilizando a internet da direção e coordenação da escola. É preciso os jovens e alunos terem acesso a internet, que na escola e na comunidade em que está a escola temos dificuldade de acesso. Outra sugestão seria mais tempo para realizar a jornada, tivemos problema com tempo para realizar os desafios e os cursos por não termos equipamentos, então tendo mais tempo daria para administrar melhor a jornada.

PROPOSTA DE EVENTO:

DATA DE REALIZAÇÃO:

08/03/2019

ROTEIRO DO EVENTO:

Não temos modelo de roteiro para o evento, mas a apresentação e a fala de alunos da equipe sobre a jornada comentando os resultados e experiências seria importante no evento. Sabemos que tem os organizadores e coordenadores da jornada que poderá montar o roteiro e que a equipe estará aceitando a forma como for definida.

COMO VAI SER ORGANIZADO:

A organização não temos ideia ainda, até porque é pouco tempo para pensar no evento, não temos ideia de como seria, mas a escola tem todo interesse de contribuir e participar da organização, vendo a provável possibilidade de ser realizado o evento na escola, ela, a escola, com certeza estará a frente da organização para prestigiar a equipe da escola participante da jornada.