Desafio 5

/Desafio 5
Desafio 5 2018-09-19T18:34:03+00:00

DESAFIO 5 - Cidadania, PRESENTE!

Pedro Leopoldo / MG
SESI PEDRO LEOPOLDO

Ver perfil da equipe

PONTOS POSITIVOS:

Pontos positivos: Todo desafio traz insegurança por ser imprevisível, mas ativa também a adrenalina, o que nos faz reagir face aos obstáculos e adversidades. A Jornada nos fez enxergar além dos limites de nossa escola, mobilizar e sensibilizar-se para temáticas que extrapolam nosso dia a dia. Gerou curiosidade, despertou interesses múltiplos que levaram à uma busca pelo conhecimento de outras realidades vividas e, isso se traduziu em maturidade e respeito ao próximo. Pontos negativos: A proposta é fantástica quando levada à cabo e com seriedade, portanto, a disponibilidade é crucial para seu desenvolvimento, portanto, deve-se considerar que uma atividade dessa natureza demanda tempo e logística, pois é preciso conciliá-la em meio as demais atividades do ano letivo e por isso sentimos que nem sempre foi possível um desempenho satisfatório o que gera certa frustração.


PONTOS NEGATIVOS:

Dificuldades: Disponibilidade de tempo em conciliar com as atividades da rotina escolar uma vez que cada aluno e mesmo o facilitador tinham horários e disponibilidades diferentes. Conquistas: Achar nosso lugar no mundo, podendo fazer algo que motive, impulsione e transforme a nossa rotina em momentos mais alegres e interessantes. Ser reconhecido é gratificante e importante. Mas saber que nossos feitos têm valor e estão fazendo diferença por aí foi a maior conquista. Desconstruir uma imagem negativa sobre a questão dos refugiados, conhecer outras culturas, desenvolver a tolerância e a alteridade, aprender com os cursos e despertar o sentido do voluntariado, o que permite a convivência com pessoas diferentes, oportunidade de viver outras situações, aprender coisas novas, satisfação de se sentir útil.

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:

Começar a jornada no 1º semestre nos dará mais tempo para diagnosticar com precisão as prioridades da comunidade escolar e consequentemente tempo para empreender ações mais abrangentes.

PROPOSTA DE EVENTO:

DATA DE REALIZAÇÃO:

05/12/2018

ROTEIRO DO EVENTO:

A equipe reafirmou o desejo de não finalizar as atividades em separado aos demais membros de nossa escola. O desejo era compartilhar e partilhar, interagindo e permitindo que todos sejamos parte da mudança, para tanto, pensou-se numa atividade que celebrasse a unidade pois todos estivemos nessa “jornada”. Mapa mundi interativo - "Cabe todo mundo no mundo"!

COMO VAI SER ORGANIZADO:

O esboço de um mapa mundi foi desenhado, a cada aluno foi dado um post-it e a todos caberia escrever uma palavra ou frase que refletisse o seu desejo para a humanidade em qualquer parte desse mundo, compreendendo que somos apenas humanos, nem asiáticos, americanos, africanos, europeus ... apenas humanos!