Desafio 5

/Desafio 5
Desafio 5 2018-09-19T18:34:03+00:00

DESAFIO 5 - Equipe Alpha

Belo Horizonte / MG
Escola SESI Hamleto Magnavacca

Ver perfil da equipe

PONTOS POSITIVOS:

A Equipe ALPHA avalia a proposta de exercer e/ou desenvolver a cidadania nas escolas como uma oportunidade ímpar de crescimento pessoal, uma forma extraordinária para ampliar a visão de mundo, aprender a colocar-se no lugar do outro e pensar fora da caixinha. Os membros de nossa equipe tinham idade entre 12 e 16 anos, o que foi desafiador, mas também bastante agregador. Houve engajamento e muito aprendizado. Às segundas-feiras, a equipe fez reuniões de 13h10 às 15h , momentos em que conversou sobre as capacitações, traçou estratégias, buscou soluções, sempre com protagonismo. Como ponto negativo, consideramos os problemas técnicos enfrentados com as ferramentas disponibilizadas para o registro das tarefas. Outro fator que pode ser aprimorado por nós, Equipe ALPHA, diz respeito ao entendimento da proposta/tempo de execução. A primeira ação que elencamos ficou em andamento, pois em função de sua abrangência, jamais seria realizada em seis um semestre. O Vale do Jatobá é uma região carente de um Espaço Cultural. O que a equipe quer? Digo quer, porque os ALPHA continuarão atuando para que aconteça. Querem criar um Espaço Cultural no Complexo Esportivo do Bairro, em parceria com a Biblioteca Pública de Minas Gerais. A Equipe de Biblioteca Pública já fechou o desafio conosco. Estamos buscando entender os aspectos legais da ação. Em 2019, teremos próximos capítulos.


PONTOS NEGATIVOS:

Os membros da Equipe perceberam a importância do exercício da cidadania em todas em toda a sua dimensão. Compreenderam que não há necessidade de extrapolar o ambiente escolar para ser cidadão. O primeiro exercício começa em casa e na escola. Respeitar-se, respeitar o outro, entender a diversidade, colaborar, compartilhar saberes, engajar pessoas é um exercício diário. Eu como mobilizadora da equipe fiquei emocionada em muitos momentos com a grandeza dos nossos jovens, como querem ajudar, avançar, resolver, possibilitar... Foi bem desafiador atuar para que norteassem os caminhos, entendendo os limites, sem perder a coragem de ousar. Para mim, este foi o maior de todos os desafios. O tempo foi um dificultador e o período letivo escolhido para o projeto também. Conquistas: Jovens com uma visão de mundo melhor, mais solidários, aguerridos, com uma oralidade mais desenvolvida, cumprindo o passo a passo das capacitações com muita alegria. Em alguns momentos, fizemos sala de estudo para as capacitações. Oportunidade de conhecer realidade de escolas de muitos estados brasileiros. Genial as capacitações, em especial do Desafio 04 (Diversidade Cultural)

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:

- Projeto com duração de um ano, ao invés de um semestre. - Desenvolvimento das ações usando ferramentas que possibilitem interação entre as equipes, o office 365 tem algumas propostas bem interessantes nesse sentido. - Culminância do evento com um encontro das equipes em alguma região brasileira.

PROPOSTA DE EVENTO:

DATA DE REALIZAÇÃO:

10/12/2018

ROTEIRO DO EVENTO:

Reunião de Avaliação da Proposta

COMO VAI SER ORGANIZADO:

Roda de Conversa sobre o trabalho realizado e os resultados obtidos. ( Membros da Equipe e grupo de apoio. ) Na oportunidade, os alunos organizaram o Mini Carro Biblioteca que usarão em 2019 com os estudantes da escola, pais de alunos, alunos do Projeto Educando Além da Escola e pessoas da 3ª idade que fazem hidroginástica na Escola de Esportes da Escola SESI Hamleto.