Desafio 5

/Desafio 5
Desafio 5 2018-09-19T18:34:03+00:00

DESAFIO 5 - Itação

Lagoa de Itaenga / PE
Escola Municipal Joaquim Bezerra

Ver perfil da equipe

PONTOS POSITIVOS:

Pontos positivos A Jornada Cidadania nas escolas, teve como principal ponto positivo, permitir aos componentes da equipe Itação uma reflexão sobre os problemas locais e pensar como minimizá-los. Foram também pontos positivos, a participação da comunidade na ação, a interação da equipe buscando a melhoria da comunidade, a promoção de novas fontes de renda, a satisfação do trabalho voluntário por meio dos profissionais e ministrantes das oficinas profissionalizantes, a correlação entre os alunos, comerciantes, professores, gestão escolar e instituições públicas na perspectiva de ajudar a diminuir diversos problemas no distrito Camboa, que muitas vezes é esquecido da gestão pública. E também, o fortalecimento da identidade local através da divulgação de saberes sociais e culturais da localidade. Pontos negativos Os cursos onlines foram os pontos negativos da Jornada Cidadania nas Escolas, pois a Escola Municipal Joaquim Bezerra, localizada na zona rural do município de Lagoa de Itaenga/PE, na qual está inserida a Equipe Itação, não possui sala de informática ou se quer um único computador para os alunos pesquisarem; além de que boa parte dos alunos da escola, estão em vulnerabilidade econômica-social que em muitos casos não possuem computador em casa ou aparelho de celular e também não possuem acesso a internet. No entanto, os poucos alunos que fizeram os cursos também estavam reclamando dos textos dos cursos que foram caracterizados como cansativos e longos. Outro ponto negativo foi o desafio 4, na qual também necessitava de aparelhos ligados a rede de internet, além dos vários problemas do aplicativo Rede dos Saberes, isso explica o fato de que somente o facilitador ter postado no aplicativo, mas isso não quer dizer que os alunos não participaram da realização do desafio 4.


PONTOS NEGATIVOS:

As conquistas foram várias, a mais relevante foi observar nos olhares das sessenta pessoas da comunidade entre jovens e adultos que participaram da ação cidadã um sentimento de gratidão e ao mesmo tempo de se sentirem acolhidas e importantes, além de que, os mesmos perguntavam o tempo todo quando teriam outras oficinas profissionalizantes na escola. Outra conquista foi a formação de uma Equipe que buscava o tempo todo fazer o melhor para realização das oficinas, mesmo com as dificuldades, como a falta de dinheiro para comprar os materiais das oficinas, entre outros, a equipe não desistiu. Vale destacar que também certificamos todos os participantes das oficinas e que atualmente muitos dos deles já estão ganhando uma renda extra com o que foi aprendido nas oficinas, que jovens que buscavam sair da comunidade, hoje estão trabalhando de maneira independente e ganhando seu próprio dinheiro. As dificuldades foram a falta de acesso a internet de boa parte da equipe e também de vários alunos não possuírem computador e aparelho celular, o que ocasionou o baixo rendimento nos cursos online e no desafio 4. No que se refere a ação cidadã, as dificuldades foram relacionadas a dificuldade financeira.

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:

O material dos cursos online deveria ter uma linguagem mais acessível e com mais clareza no que diz respeito ao questionário. E sobre o desafio 4 as fotos deveriam ser postadas no próprio site.

PROPOSTA DE EVENTO:

DATA DE REALIZAÇÃO:

11/03/2019

ROTEIRO DO EVENTO:

Pólo Cultural. - Apresentação Cultural Coco de roda de Biu Cabloco - Apresentação Cultural Sambada do Mestre Pita - Palestra " Nosso lugar, nossa cultura". - Palestra " Curta Itaenga" Pólo Infantil -Apresentação Cultural Mamulengo Riso das Crianças - Brincadeiras ao ar livre Pólo social - Corte de Cabelo e Barba - Escova de Cabelo e Maquiagem - Entrega de Mudas de Hortaliças Pólo Empreendedor - Palestra " Como empreender?" - Palestra " Como ganhar dinheiro em casa?" - Lanche e almoço. - Divulgação

COMO VAI SER ORGANIZADO:

O evento será realizado para toda a comunidade, e será organizado em pólos, que terão objetivos diferentes e serão realizados simultaneamente em vários espaços da comunidade, dessa forma, cada espaço terá um pólo. Na Escola Municipal Joaquim Bezerra será colocado o pólo empreendedor que contará com palestras sobre como se tornar um empreendedor e o pólo social; na quadra Poliesportiva do distrito Camboa será o pólo Cultural; na Associação dos Moradores da Camboa ficará o pólo infantil.