Desafio 5

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Desafio 5 2018-09-19T18:34:03+00:00

DESAFIO 5 - Uma Jogada de Cidadania

Cajazeiras / PB
EEEFM DOM MOISES COELHO

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PONTOS POSITIVOS:

O Projeto Educação Fiscal: uma jogada de cidadania desenvolvido na EEEFM Dom Moisés Coelho no período do projeto, apresentou diversos pontos positivos, tais como: • Aquisição e troca de conhecimentos, maior proximidade com a comunidade escolar ampliação das nossas experiências pessoais e profissionais, trocas e influências culturais, bem como o fortalecimento das relações interpessoais para todas as partes envolvidas e a participação efetiva da comunidade: o que pode ser verificado nas palestras ofertadas pela escola e, em se tratando de palestras, outro ponto positivo foi a parceriafirmada com a Faculdade Santa Maria onde professores e alunos do curso de Administração estavam presentes na escola ajudando no direcionamento das atividades desenvolvidas nas palestras e a parceria também com aFaculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeirasque disponibilizou a professora Edna para proferir a palestra para os professores sobre Imposto de Renda. •Os temas abordados durante o desenvolvimento do projeto foram os mais variados possíveis sendo tratados de forma transdisciplinar. Cada área planejava as ações do bimestre e eram realizadas avaliações no início do bimestre seguinte tendo em vista um redirecionamento das atividades e melhorias na execução destas. A área de Matemática procurou trabalhar à luz da Educação Financeira. •A participação efetiva, o engajamento e empenho dos alunos. Poucos alunos se mostraram resistentes à execução das atividades. •A condução do professor idealizador do projeto pode ser tratada como um ponto positivo visto que este, de forma educada, procurava fazer com que os professores se empenhassem no desenvolvimento do projeto e buscassem sempre inovações para motivar o alunado. •A metodologia do processo de execução adotou técnicas didáticas diversas e possibilitou a participação de todos, e a construção de uma visão objetiva da importância dos conteúdos da Educação Fiscal na formação do cidadão consciente e vivência na cidadania. •Os conteúdos trabalhados foram adaptados à realidade de cada turma e ao nível dos participantes, pois quando se tratava de atividades voltadas para o professor e/ou funcionários a dinâmica se adequava aos profissionais. • A gestão escolar facilitou todo o processo de desenvolvimento do projeto.


PONTOS NEGATIVOS:

Em contrapartida aos pontos positivos, vale apresentar algumas percepções consideradas negativas: • Falta de recursos financeiros ou material didático para os professores trabalharem oficinas e outras atividades. Os professores custearam suas atividades. • Alguns professores ainda não se engajaram totalmente com o desenvolvimento do projeto. •Falta da coordenação pedagógica para orientar e acompanhar a prática dos professores auxiliando os trabalhos do professor idealizador do projeto. • Pouco tempo para desenvolver as atividades em sala de aula, pois na escola tem vários projetos sendo desenvolvidos e isso reduz o tempo disponibilizado para o Projeto Educação Fiscal.

COMENTÁRIOS E SUGESTÕES:

O Instagram é uma rede social gratuita voltada principalmente para o compartilhamento de imagens. É de acesso fácil, utilização simples e pode ser baixado facilmente para qualquer smartphone. Essa ferramenta será trabalhada pelos alunos disseminadores da educação fiscal selecionados da nossa escola. O professor de ciências orientou a criação de uma conta de Instagram onde serão postadas apenas fotos informativas sobre a educação fiscal. OS disseminadores discais poderão editar as fotos utilizando todos os recursos que a rede oferece, tais como as molduras, os efeitos de desfoque e os famosos filtros. Foi importante observar que o aluno se sentiu estimulado a fazer com que a conta possuísse um perfil que atraia jovens de suas idades e que possua bastantes visualizações e comentários. Será também, uma boa maneira de começar um debate ou uma discussão guiada em sala de aula é através das imagens. A atividade terá continuidade durante todo o ano letivo. Esse perfil também divulgará todas as ações correspondentes ao projeto Educação Fiscal: Sua Nota Vale Conhecimento.

PROPOSTA DE EVENTO:

DATA DE REALIZAÇÃO:

30/11/2018

ROTEIRO DO EVENTO:

Mostra de cultura e ciências Dom Moisés Coelho numa perspectiva de Cidadania Será organizado um evento com a participação de toda a comunidade escolar para apresentação de toas as atividades desenvolvidas do projeto aqui apresentado. O evento terá uma duração de 6 Horas 8 às 14 H ) do dia 30/11 8:00 H apresentação da Banda Manancial da Escola 8:30 H Palavras da Diretora escolar 8:45 h Palavra do Coordenador do projeto 9:00 h abertura oficial do evento Educação Fiscal: uma jogada de cidadania apresentação dos alunos com seus trabalhos desenvolvidos para a comunidade escolar até as 14 H

COMO VAI SER ORGANIZADO:

será organizado pela gestão e professores os ambientes de aprendizagem para a apresentação dos trabalhos durante o evento. convidaremos toda a região cajazeirense para visitar nossas propostas de educação e cidadania.