Desafio 2

/Desafio 2
Desafio 2 2018-05-25T13:35:04+00:00

DESAFIO 2 - LIGA DOS JOVENS CIDADÃOS

Belo Horizonte / MG
ESCOLA SESI MARIZA ARAUJO

Ver perfil da equipe

QUESTÃO PRIORITÁRIA 1:

Horta na escola É por meio das virtudes da solidariedade e da justiça social que decidimos realizar um projeto de criação de uma horta dentro da nossa escola. Levando em conta os desafios da carência alimentícia e o senso de comunidade, percebemos que a organização de uma horta representa uma importante iniciativa coletiva na medida em que abre portas para o debate à caminho da conquista da independência alimentar, saúde e o aspecto social da alimentação. Ademais, a incorporação gradativa das pessoas e o exercício de plantar, cuidar e colher deverá causar transformações na nossa percepção sobre o que comemos.


QUESTÃO PRIORITÁRIA 2:

Composteira na Escola Reconhecendo os desdobramentos nocivos da produção de lixo, a responsabilidade de reciclagem e de um desenvolvimento sustentável para as futuras gerações, decidimos criar o projeto de uma composteira na escola. Esse passo será feito da seguinte maneira: por meio de um trabalho informativo, em que explicaremos a utilidade do lixo orgânico e as vantagens da compostagem, demostraremos à nossa comunidade escolar as possibilidades da reciclagem do material orgânico. Dessa maneira, poderemos produzir adubo e ainda estimularemos os estudantes à separarem o lixo, dando, assim, um passo para a propagação da reciclagem. Nossa intenção é que essa proposta se multiplique.

QUESTÃO PRIORITÁRIA 3:

Doação dos produtos de nossa horta A caridade, a empatia e a solidariedade de um ser humano com o outro é um exercício essencial na luta por justiça social. Sendo assim, pretendemos doar os rendimentos, em forma de produtos da horta, para alguma instituição carente da região. É através dessa iniciativa que damos nosso exemplo e procuramos incentivar as pessoas a se mobilizarem pelo fim da pobreza e desigualdade social, pois estas são as raízes de problemas que limitam o desenvolvimento sustentável.


REALIZAÇÃO DO DEBATE COLETIVO:

O debate foi realizado virtualmente e posteriormente a equipe se encontrou presencialmente para alinhar alguns pontos. Os momentos de conversa aconteceram de maneira empolgada levando os participantes a refletirem sobre os pilares Pessoas e Planeta.