Desafio 2

/Desafio 2
Desafio 2 2018-05-25T13:35:04+00:00

DESAFIO 2 - NO PASSO DA CIDADANIA

Belo Horizonte / MG
ESCOLA SESI EMÍLIA MASSANTI

Ver perfil da equipe

QUESTÃO PRIORITÁRIA 1:

O bairro Madre Gertrudes está localizado na região Oeste de Belo Horizonte. Começou a se desenvolver a aproximadamente 30 anos, quando os primeiros moradores começaram a construir casas no loteamento originário de uma antiga fazenda. Ocupa uma área de 304,4 hectares e população estimada em 15 236 moradores. Durante o trabalho de apuração de possíveis intervenções para a melhoria da qualidade de vida da população do bairro, os alunos observaram a necessidade de um trabalho voltado para a conscientização sobre a importância do respeito às Leis de Trânsito. Nas proximidades da nossa escola há muitas outras e, é comum observarmos motoristas dirigindo na contramão de vias de mão única, em velocidade acima da permitida e carros estacionados em cima de faixas de pedestres. Essa situação coloca em risco crianças e adolescentes que estão a caminho das escolas ou retornando para as suas casas.


QUESTÃO PRIORITÁRIA 2:

Na região comercial do bairro observa-se o descarte irresponsável do lixo por parte da clientela que frequenta estes estabelecimentos, causando aspecto desagradável e mau cheiro na região. Observou-se a falta de lixeiras e orientações aos clientes sobre o descarte adequado de lixo individual.

QUESTÃO PRIORITÁRIA 3:

No entorno da Unidade Emília Massanti percebe-se que alunos das escolas públicas que nos rodeiam, tem hábito de arremessar objetos por cima dos muros da Unidade, jogar água pelas frestas dos portais, caindo na quadra esportiva, nos telhados da escola e nos alunos. Proposta de intervenção através de uma conscientização sobre as relações entre as instituições escolares, respeito pelos espaços públicos e privados, segurança das pessoas.


REALIZAÇÃO DO DEBATE COLETIVO:

O levantamento dos problemas e propostas de intervenção foi inicialmente realizado com reunião, brainstorming, elencando algumas sugestões apontadas pelos alunos à luz da orientação dos facilitadores. Em seguida reunião para organização democrática das ações, possibilidades de do trabalho das equipes responsáveis, preparando a todos para o desafio 3. Empenho, responsabilidade e determinação para apresentar uma mudança significativa no entorno da Unidade, fazem parte desta equipe.