Desafio 2

/Desafio 2
Desafio 2 2018-05-25T13:35:04+00:00

DESAFIO 2 - Reflexão na Ação

São José de Piranhas / PB
Emeif Antonio Lacerda Neto

Ver perfil da equipe

QUESTÃO PRIORITÁRIA 1:

Drogas e violência: Uma das principais questões que afetam a nossa comunidade escolar. Os índices de violência e consumo de drogas entre os jovens piranhenses vem aumentando nos últimos 2 anos. Nós, como escola pública, nos preocupamos bastante com essa situação pois atendemos jovens de todos o município visto que somos a maior escola daqui. A equipe "reflexão na ação" sem delongas, apontou essa como a nossa questão prioritária, em primeiro lugar por que vivemos esse contexto dentro da nossa escola, em segundo lugar, por que afeta toda a comunidade e põe em discussão o papel social da escola. Essa questão, consequentemente desencadeia a próxima questões prioritária sobre o participação dos jovens em questões sociais locais, especificamente.


QUESTÃO PRIORITÁRIA 2:

Participação juvenil em questões sociais: Nós, da equipe, acreditamos que a força juvenil piranhense vem enfraquecendo paralelamente ao aumento do consumo de drogas e da violência na nossa comunidade. Há um vazio de vozes jovens nas iniciativas locais de cidadania e educação extracurricular. Nesse sentido, pensamos em atividades que mobilizem espontaneamente os estudantes do Instituto Antônio Lacerda Neto de forma que incentive a participação e o desempenho social de cada um, vislumbrando a nossa 3a questão prioritária. Para tanto, precisamos de algumas reuniões, visitas a entidade "BOA NOVA", recentemente inaugurada em nossa cidade e coleta de dados na nossa escola para formular a nossa ação cidadã.

QUESTÃO PRIORITÁRIA 3:

Diversidade de gênero no esporte: A falta de incentivo para o esporte e a participação feminina nele é uma de nossas questões prioritárias pois acreditamos que as atividades esportivas emponderam os jovens, é saudável ao corpo e ao espírito e incentiva a participação juvenil. Pelo esporte podemos pensar em diversas atividades que envolvam todas as pessoas e movam as engrenagens do pensamento reflexivo para a ação cidadã. Todos os jovens tem potencial, o esporte é uma das formas de mobilizá-los para descobrir suas potencialidades independente do gênero ou idade.


REALIZAÇÃO DO DEBATE COLETIVO:

Nosso debate coletivo ocorreu em duas etapas: a primeira foi realizada na escola de forma presencial, em reuniões com o grupo mobilizador onde destacamos as questões prioritárias e a segunda realizamos como uma visita à Comunidade Boa Nova (visando nossa ação cidadã) que foi feita pelo facilitador Anderson Oliveira, a coordenadora pedagógica Socorro Holanda e a participante Thaisa Ferreira. A Boa Nova é uma entidade não governamental, independente, que atende dependentes químicos em nossa região. Como uma de nossas questões prioritárias é o aumento do uso de drogas e violência, pensamos em contatar a Boa Nova para nos ajudar nesse debate na escola. Em contrapartida visamos, na nossa ação cidadã, ajudar no crescimento dessa comunidade, já que é uma entidade nova e pouco conhecida na região.