Apresentacao

/Apresentacao
Apresentacao 2019-08-29T00:14:37+00:00

APRESENTAÇÃO

Foi dada a largada para a Jornada Cidadania nas Escolas 2019!

O Laboratório Herbert de Souza – LABetinho e o COEP convidam você, jovem estudante do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (inclusive de formação técnica), a participar dos desafios e cursos dessa inovadora e interessante proposta!

A Jornada, que tem como eixo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem por objetivo fortalecer os compromissos e os elos da comunidade local com a escola, valorizando seu papel fundamental como polo inspirador de energia, conhecimento e inovação na vida comunitária.

Acompanhe aqui no site toda a programação das atividades e dos cursos online gratuitos.

Faça parte, a cidadania somos nós!

Esta plataforma oferece 2 tecnologias sociais: a Jornada Cidadania nas Escolas e o Prêmio Betinho 2019.

A Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social desenvolvida pelo Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ.

A Jornada promove uma dinâmica que fortalece o conhecimento e as capacidades dos participantes, por meio de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação, com foco em:

• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
• Pesquisa, interpretação e identificação de questões prioritárias relacionadas aos ODS na localidade onde está inserida a instituição de ensino.
• Planejamento e implementação de ações coletivas.

A inclusão de conteúdo, os cursos e o resultado dos desafios estarão disponíveis nesta plataforma. Notícias e materiais complementares irão facilitar a participação das estudantes, dos estudantes de todas e todos os interessados em acompanhar o andamento da Jornada.

Desafios

A Jornada será desenvolvida pelas alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente e outras pessoas relacionadas a escolas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, inclusive de formação técnica, organizados em equipes, para a concretização de 4 desafios.

Leia o item 2 (Da estrutura, funcionamento e pontuação da Jornada) do Regulamento.

Cursos online

Ao longo da Jornada, serão oferecidos 3 cursos online:

• Diagnóstico: Pesquisar, interpretar e propor
• Vídeo de Bolso
Sete Passos para Praticar uma Ação

.
Os cursos darão suporte à realização dos desafios 2 e 3 , cujos debates, implementação e avaliação das ações e da Jornada serão feitos de forma coletiva. Estes cursos deverão ser realizados, individualmente, por todos os participantes da equipe. A participação nos cursos é opcional, ou seja, não obrigatória para a realização dos desafios, e os participantes que concluírem cada curso receberão certificados.

Formação da equipe, Facilitador(a) e Comitê Mobilizador

Deve ser formada uma equipe de nível fundamental (do 6º ao 9º ano) e/ou uma equipe de nível médio por escola, podendo ainda haver uma equipe com participantes de ambos os níveis.

Cada equipe da Jornada será coordenada por uma Facilitadora ou um Facilitador, que deve pertencer ao quadro funcional da instituição. Serão aceitos diretoras e diretores, professoras e professores, coordenadoras e coordenadores, orientadoras e orientadores. A Facilitadora ou o Facilitador fará a interlocução da equipe com a Coordenação da Jornada.

A primeira tarefa da Facilitadora ou do Facilitador será a de constituir um Comitê Mobilizador, formado por 4 ou mais alunas e alunos. Recomenda-se fortemente que a composição do Comitê respeite a diversidade de perfis do corpo discente incluindo diversidade de sexo, gênero, raça, origem, etc.

A Facilitadora ou o Facilitador, em conjunto com o Comitê Mobilizador, deverá mobilizar os demais participantes que irão compor a equipe e organizar sua participação nas diferentes atividades.

Em cada desafio, a Facilitadora ou o Facilitador e o Comitê Mobilizador terão a sua disposição kits com material de apoio.

Leia item 1 (Dos participantes) do Regulamento.

Premiação

A edição de 2019 da Jornada incluirá o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, que será conferido à equipe melhor avaliada em cada segmento: Ensino Fundamental (6a à 9a série) e Ensino Médio.

Todas as equipes que completarem os 4 desafios propostos serão avaliadas segundo 5 critérios:
1 – qualidade do diagnóstico e sintonia com os ODS;
2 – adequação da ação realizada no Desafio 3 com os ODS e com o diagnóstico elaborado no Desafio 2;
3 – criatividade, inovação, participação da equipe e qualidade da ação realizada no Desafio 3;
4- sintonia do trabalho realizado pelas equipes em todos os desafios com a metodologia proposta pela Jornada;
5 – qualidade dos conteúdos incluídos em cada desafio e clareza desses em comunicar as ações realizadas.

A avaliação será feita por uma Comissão formada por membros escolhidos pela Coordenação da Jornada. A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo recurso.

Encerramento da Jornada – Sugere-se a realização de um evento por cada escola participante para apresentar resultados e dar continuidade à ação realizada por meio dos desafios propostos. O COEP entende que esse evento pode gerar maior envolvimento da comunidade escolar e, desta maneira, fortalecer a participação e renovar compromissos.

Leia item 4 (Premiação) do Regulamento.

Seja um multiplicador da Jornada

Você gostou da proposta da Jornada e acha importante o exercício da cidadania?

Então seja um agente multiplicador da Jornada e contribua para que mais pessoas conheçam o projeto e participem dessa iniciativa!

Para isso, disponibilizamos um arquivo de apresentação da Jornada para ajudar você a mostrar essa iniciativa para potenciais participantes.

↓ Apresentação da Jornada
(clique para baixar)