Apresentacao

/Apresentacao
Apresentacao 2019-09-25T18:59:41+00:00

APRESENTAÇÃO

Foi dada a largada para a Jornada Cidadania nas Escolas 2019!

O Laboratório Herbert de Souza – LABetinho e o COEP convidam você, jovem estudante do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio (inclusive de formação técnica), a participar dos desafios e cursos dessa inovadora e interessante proposta!

A Jornada, que tem como eixo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), tem por objetivo fortalecer os compromissos e os elos da comunidade local com a escola, valorizando seu papel fundamental como polo inspirador de energia, conhecimento e inovação na vida comunitária.

Acompanhe aqui no site toda a programação das atividades e dos cursos online gratuitos.

Faça parte, a cidadania somos nós!

Esta plataforma oferece 2 tecnologias sociais: a Jornada Cidadania nas Escolas e o Prêmio Betinho 2019.

A Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social desenvolvida pelo Laboratório Herbert de Souza – Tecnologia e Cidadania (LABetinho) da Coppe/UFRJ e pelo COEP – Rede Nacional de Mobilização Social, com o apoio da Fundação Banco do Brasil.

A Jornada promove uma dinâmica que fortalece o conhecimento e as capacidades dos participantes, por meio de práticas que valorizam a reflexão, o debate, a organização e a ação, com foco em:

• Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)
• Pesquisa, interpretação e identificação de questões prioritárias relacionadas aos ODS na localidade onde está inserida a instituição de ensino.
• Planejamento e implementação de ações coletivas.

A inclusão de conteúdo, os cursos e o resultado dos desafios estarão disponíveis nesta plataforma. Notícias e materiais complementares irão facilitar a participação das estudantes, dos estudantes de todas e todos os interessados em acompanhar o andamento da Jornada.

Desafios

A Jornada será desenvolvida pelas alunas e alunos, funcionárias e funcionários, membros do corpo docente e outras pessoas relacionadas a escolas de Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) e do Ensino Médio, inclusive de formação técnica, organizados em equipes, para a concretização de 4 desafios.

Leia o item 2 (Da estrutura, funcionamento e pontuação da Jornada) do Regulamento.

Cursos online

Ao longo da Jornada, serão oferecidos 3 cursos online:

• Diagnóstico: Pesquisar, interpretar e propor
• Vídeo de Bolso
Sete Passos para Praticar uma Ação

.
Os cursos darão suporte à realização dos desafios 2 e 3 , cujos debates, implementação e avaliação das ações e da Jornada serão feitos de forma coletiva. Estes cursos deverão ser realizados, individualmente, por todos os participantes da equipe. A participação nos cursos é opcional, ou seja, não obrigatória para a realização dos desafios, e os participantes que concluírem cada curso receberão certificados.

Formação da equipe, Facilitador(a) e Comitê Mobilizador

Deve ser formada uma equipe de nível Fundamental (do 6º ao 9º ano) e/ou uma equipe de nível Médio por escola, sendo que essa última (equipe de nível Médio) pode incluir participantes do nível Fundamental. Ou seja, podem ser formadas até 2 equipes numa mesma escola.

Cada equipe da Jornada será coordenada por uma Facilitadora ou um Facilitador, que deve pertencer ao quadro funcional da instituição. Serão aceitos diretoras e diretores, professoras e professores, coordenadoras e coordenadores, orientadoras e orientadores. A Facilitadora ou o Facilitador fará a interlocução da equipe com a Coordenação da Jornada.

A primeira tarefa da Facilitadora ou do Facilitador será a de constituir um Comitê Mobilizador, formado por 4 ou mais alunas e alunos. Recomenda-se fortemente que a composição do Comitê respeite a diversidade de perfis do corpo discente incluindo diversidade de sexo, gênero, raça, origem, etc.

A Facilitadora ou o Facilitador, em conjunto com o Comitê Mobilizador, deverá mobilizar os demais participantes que irão compor a equipe e organizar sua participação nas diferentes atividades.

Em cada desafio, a Facilitadora ou o Facilitador e o Comitê Mobilizador terão a sua disposição kits com material de apoio.

Leia item 1 (Dos participantes) do Regulamento.

Premiação

A edição de 2019 da Jornada incluirá o Prêmio Betinho Atitude Cidadã, que será conferido à equipe melhor avaliada em cada segmento: Ensino Fundamental (6a à 9a série) e Ensino Médio.

Todas as equipes que completarem os 4 desafios propostos serão avaliadas segundo 5 critérios:
1 – qualidade do diagnóstico e sintonia com os ODS;
2 – adequação da ação realizada no Desafio 3 com os ODS e com o diagnóstico elaborado no Desafio 2;
3 – criatividade, inovação, participação da equipe e qualidade da ação realizada no Desafio 3;
4- sintonia do trabalho realizado pelas equipes em todos os desafios com a metodologia proposta pela Jornada;
5 – qualidade dos conteúdos incluídos em cada desafio e clareza desses em comunicar as ações realizadas.

A avaliação será feita por uma Comissão formada por membros escolhidos pela Coordenação da Jornada. A decisão da Comissão Julgadora é soberana, não cabendo recurso.

Encerramento da Jornada – Sugere-se a realização de um evento por cada escola participante para apresentar resultados e dar continuidade à ação realizada por meio dos desafios propostos. O COEP entende que esse evento pode gerar maior envolvimento da comunidade escolar e, desta maneira, fortalecer a participação e renovar compromissos.

Leia item 4 (Premiação) do Regulamento.

Seja um multiplicador da Jornada

Você gostou da proposta da Jornada e acha importante o exercício da cidadania?

Então seja um agente multiplicador da Jornada e contribua para que mais pessoas conheçam o projeto e participem dessa iniciativa!

Para isso, disponibilizamos um arquivo de apresentação da Jornada para ajudar você a mostrar essa iniciativa para potenciais participantes.

↓ Apresentação da Jornada
(clique para baixar)