Balanço de ações do COEP e do LABetinho em 2019 e perspectivas para 2020

//Balanço de ações do COEP e do LABetinho em 2019 e perspectivas para 2020

Balanço de ações do COEP e do LABetinho em 2019 e perspectivas para 2020

Confira as principais ações e resultados das campanhas realizadas em 2019 pela Rede Nacional de Mobilização Social (COEP) junto com o Laboratório Herbert de Souza (LABetinho) e veja o que está em andamento para 2020.

.

Jornadas nas Escolas e Prêmio Betinho Atitude Cidadã

A Jornada Cidadania nas Escolas é uma tecnologia social que tem como base os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) nas Nações Unidas e o objetivo de fortalecer os compromissos e os elos entre pessoas e suas escolas, valorizando seu papel como polo inspirador de energia, conhecimento e inovação na vida comunitária.

A Jornada Cidadania nas Escolas 2019 foi implementada por meio de um projeto-piloto que considerou a avaliação de desempenho feita junto aos participantes da Jornada do ano anterior, 2018. Dentre os ajustes, houve a inclusão de estudantes do Ensino Fundamental na campanha e a simplificação da metodologia adotada.As novidades, agora consolidadas, entram em vigor na Jornada de 2020.

Prêmio Betinho – A Jornada Cidadania nas Escolas de 2019 terminouno dia 13 de dezembro, com a participação de 33 escolas do Ensino Fundamental e do Ensino Médio.Destas, 19 escolas concorrem ao Prêmio Betinho Atitude Cidadã 2019, em duas modalidades: 10 escolas no segmento Ensino Fundamental e nove escolas no segmento Ensino Médio.

Do Nordeste, concorrem ao Prêmio seis escolas de Alagoas, cinco do Ceará, quatro da Paraíba, duas de Pernambuco. E no Sudeste, São Paulo e Minas Gerais concorrem com uma escola por UF.

Os vencedores serão anunciados no primeiro bimestre de 2020.

Para conhecer as iniciativas cadastradas, acesse www.cidadanianasescolas.org.br.

.

Jornada das Comunidades no Semiárido

Outra campanha realizada ao longo de 2019 e que segue em 2020 é a Jornada das Comunidades no Semiárido, uma tecnologia social também desenvolvida pelo COEP junto com o LABetinho, com apoio e certificação da Fundação Banco do Brasil, cujo objetivo é incentivar o desenvolvimento dos membros da Rede de Comunidades do Semiárido, nos aspectos socioeconômico e humano, de forma orgânica.

Ao desenvolverem os desafios sugeridos, as comunidades passam por atividades de mobilização local, diagnósticos situacionais, apontam e analisam suas demandas e, em resposta, propõem e realizam ações pontuais, tudo entre elas.

No momento, 36 comunidades– representantes de mais de 2,6 mil famílias do Semiárido nordestino – fazem parte da Jornada das Comunidades no Semiárido. Seis delas já concluíram os desafios e as demais seguem na campanha.

Os cinco principais eixos da Jornada das Comunidades, definidas com base nos ODS, são: (1) Saúde Coletiva e Bem-Estar, (2) Educação, (3) Segurança Alimentar e Nutricional, (4) Água, Saneamento e Meio Ambiente, e (5) Mulheres e Jovens.

Conheça o perfil das comunidades participantes e as atividades desenvolvidas até o momento: www.comunidadescoep.org.br/comunidades-participantes/.

.

Minicursos online no Laboratório Betinho

O Laboratório Betinho articula desenvolvimento tecnológico e inovação social, em um processo interdisciplinar, cultural e político. Busca promover a interação entre a universidade e a comunidade, por meio da valorização e da troca de saberes tradicionais e científicos.

Em 2019, a plataforma ofereceu seis cursos de apoio às Jornadas das Escolas e das Comunidades do Semiárido: (1) 7 Passos para praticar uma ação; (2) Diagnóstico Local com base nos ODS; (3) Mobilização Comunitária e Diagnóstico Participativo; (4) Objetivos de Desenvolvimento Sustentável; (5) Tecnologias Sociais; e (6) Vídeo de Bolso.

Em março, o Laboratório Betinho inicia a agenda minicursos para o ano de 2020, todos gratuitos e online.Dentre os assuntos que serão abordados, há uma devolutiva aos temas sugeridos em 2019 por pessoas que participaram da Rede Mobilizadores COEP.

No primeiro semestre, serão realizados os minicursos: (1) Juventudes: identidade e transição; (2) Criança e adolescente: direitos e proteção social; e (3) Alimentação Saudável.

No segundo semestre, entram na agenda: (4) Economia Criativa; (5) Gênero e Preconceito Linguístico; e (6) Elaboração de Projetos e Captação de Recursos.
Todas as atividades serão ofertadas no site www.labtecbetinho.coppe.ufrj.br/cursos.

.

Fonte: COEP/LABetinho

By | 2020-01-06T16:44:35+00:00 janeiro 6th, 2020|Fique de olho|

About the Author: